terça-feira, 31 de julho de 2007

Problemas e Projetos na Floresta Tropical Amazônica

Como sabemos a Amazônia é definida pela bacia do rio Amazonas e coberta em grande parte por floresta tropical (ou Floresta Equatorial da Amazônia). A bacia hidrográfica da Amazônia tem muitos afluentes importantes tais como o rio Negro, Tapajós e Madeira, sendo que o rio principal é o Amazonas, percorrendo outros países antes de adentrar em terras brasileiras. O rio Amazonas nasce na cordilheiras dos Andes e estende-se por nove países: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador,Guiana,Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela. É considerado o rio mais volumoso do mundo. No Brasil, para efeitos de governo e economia, a Amazônia é delimitada por uma área chamada "Amazônia Legal" definida a partir da criação da Sudam (Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia), em 1966. É chamado também de Amazônia o bioma que, no Brasil, ocupa 49,29% do território, sendo (ainda) o maior bioma terrestre do país, onde é constituída pelos ecossistemas:

Floresta ombrófila densa (a chamada Floresta Amazônica) ,floresta ombrófila aberta, floresta estacional decidual e semidecidual, campinarana, formações pioneiras, refúgios montanos, savanas amazônicas, matas de terra firme, matas de várzea e matas de igapós Estes ecossistemas estão distribuídos em 23 eco-regiões, abrangendo os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e pequena parte do Maranhão, Tocantins, e Mato Grosso. Inclui também zonas de transição com os biomas vizinhos, cerrado, caatinga e pantanal.

Como não é novidade todo esse patrimônio esta sumindo, a ganância de poucos estão devastando a maior floresta do mundo. Todos nós assistimos desde o nosso nascimento essa devastação, porém hoje toda essa destruição acontece de forma muito maior e mais ousada que podemos imaginar. Está surgindo “As Parcerias de Destruição”, verdadeiras organizações criminosas compostas por “empresários” dos setores de extração de madeira e agropecuário. Essa atividade de devastação em parceria começa com os madeireiros que devastam determinada área da floresta, e depois vende a área (terra que não é dele), aos produtores de soja e os criadores de gado. Essa jogada tem acontecido constantemente e não é combatida principalmente devido ao apadrinhamento político desse “nobres empresários”, e pelas más condições dos órgãos fiscalizadores como o IBAMA que além de sofrer com falta de pessoal e de recursos financeiros, é desacreditado devido as inúmeros escândalos envolvendo fraudes e corrupção dentro da instituição que deveria ser a organização mais transparente e equipada do nosso país, devido ao nosso patrimônio natural. Enquanto no Brasil os governos e a sociedade civil fecham os olhos para os problemas da Amazônia, outros países estão inovando como é o caso do Peru que desafiando as crenças convencionais, criou um mega projeto de extração de gás natural ajudando a proteger 1,5 milhão de hectares de floresta tropical na Amazônia Peruana sem impactos diretos ao meio ambiente e capturando recursos para a proteção de toda a área protegida. No Brasil o governo pensa em um mega projeto energético para a Amazônia também, que é a construção de uma grande hidrelétrica no rio madeira que provocará grandes impactos ambientas, em sedimentações, na deriva de ovos, larvas, e mitigação de mercúrio, além de outras de mitigações sócio-ambiental como o desaparecimento de peixes, que poderá gerar impactos devastadores principalmente para a vida dos povos indígenas e ribeirinhos.

O Brasil já sofreu com uma crise energética em 2001 e necessitamos sim de investimentos em energia, entretanto poderíamos realizar investimentos como o que se realiza no Peru, sem muitos impactos aos ecossistemas, e que financiariam a proteção da floresta, mas o Brasil continua na idéia de andar por caminhos ultrapassados e mais caros ambientalmente e economicamente falando.

10 comentários:

popupart disse...

bomblog!

reflexões disse...

A amazônia é uma das maiores riquezas naturais do planeta, espero q o povo brasileiro aprenda, antes q seja tarde, a valorizar e CUIDAR dela...

Macaco Primata disse...

se você aceita uma dica quanto ao blog: eu diria pra tirar a tua foto, a foto ai indica uma certa falta de seriedade e profissionalismo.. tipo, fica parecendo q é blog de muleke entende..

Nil Borba disse...

Olá!
Obrigada pelo elogio em meu blog..
Gostei do sei tbm..bastante informativo, precisamos disso por aqui
Beijos

Anônimo disse...

Parabéns, Willamy!!!
Gostei muito do blog, continue com este trabalho, é muito interessante.
Sim, estou repassando este blog para alguns conhecidos...eheheheh

Abraços,

Walkíria Torres
Recursos Humanos Favip

Anônimo disse...

Grande Presidente,

Achei maravilhosa sua iniciativa de manter um blog discutindo assuntos econômicos e sociais. Isso sim, é uma visão moderna e promissora de um estudante.

Tomei a liberdade e enviei a toda minha “caixa de endereços eletrônicos” (com cópia oculta, claro) a mensagem abaixo, veja.

Parabéns,

ROBERTO CAVALCANTI FILHO.

Diretoria Financeira FAVIP

Unknown disse...

Meu querido amigo,

Esse seu posicionamento enquanto estudante de estar sempre buscando discussões a cerca de temas voltados à sua área de estudos é altamente valioso para sua futura vida enquanto profissional, pois vc já se mostra uma pessoa q está a par do q está acontecendo e q desenvolve um raciocinio perspicaz sobre os mesmos!
Continue assim q vc vai longe!!!
Adoro...
Mto além!!!

Jeferson Ferreira 2008 disse...

ai cara gosti muito seus texto
sobre conjuntura econômica e social
continui sempre.

um grande abraço

Anônimo disse...

Les pays que la forêt tropicale amazonienne compose doivent prendre des attitudes pressantes.

Des félicitations de Willamy, je lis ses articles...

Rennan Salles

Lucas Polo disse...

Parabéns pelo blog de grande importância social!!

essa questão da amazônia me interessa muito, pois estou realizando uma monografia sobre a cobiça internacional sobre a amazônia legal. E queria ver se você tem materiais, sites, livros relacionados ao assunto, ou até mesmo conhecimento agregado e se poderia me fornecer algumas informações sobre a "corrupção de terras" e outras problemáticas.

abraço..

aguardo respostas.