quarta-feira, 11 de julho de 2007

Novo caminho, nova bússola.

Geograficamente e economicamente o Brasil é um gigante comparado aos demais países latinos. Nossa nação possui “ainda” um dos maiores parques industriais e tecnológico em relação aos nossos vizinhos da América do Sul. Porém a cada ano o Brasil vem perdendo espaço de forma significativa. Em 1990 o Brasil possuía 2% do PIB mundial, hoje é apenas 1,7%.
Na década de 70 a China, a Índia, e a Coréia do Sul, eram menores que o Brasil se tratando do contexto economico. Porém os Brasileiros acreditavam que já tinham tudo nas mãos e que não era necessário "avançar", enquanto os outros paises buscavam o crescimento para fora. Mas não está tudo acabado, o Brasil tem potencial, na industria, na massa critica, de certa forma na educação, e em pesquisas, graças a um projeto criado há muito tempo, nos anos 50 e aprimorado na década de 70. Mas de lá pra cá, não houve mais aperfeiçoamento, o setor privado tem feito pouco. É preciso ousar e criar a consciência dentro das empresas de que investir é rentável. Há exemplos muito bons de coisas que têm sido feitas aqui e não são conhecidas pelo mundo. O Brasil precisa acordar para o mercado externo extremamente exigente, e para a inovação tecnológica. O governo precisa investir em pesquisas básicas e formar capital humano para as universidades, e principalmente para as empresas que ultimaste tem recebido profissionais recém formados pela a chamada aprovação automática . Sabemos dos inúmeros "incentivos", mas não tem sido bem aproveitados além da grande borocratização para ter acesso a eles.
Temos que tem muita atenção ao ensino médio, é preciso difundir informações sobre quais características que têm demanda no mercado, para ajudar os jovens na tomada de decisões e como caminhar profissionalmente. Para caminhar em busca do desenvolvimento é necessária algumas mudanças, como: diminuição da taxa de básica de juros (apesar das quedas freqüentes ainda é muito alta), na sobrevalorização do cambio, no excesso de impostos, além de reformas institucionais e diminuição nos gastos públicos. É hora do país buscar mudar o caminho, procurar uma nova bússola.

10 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns, seu blog tá 100000000000!
Show...

RoZangela Monteiro disse...

Potencial o Brasil tem, o problema é que a classe política deste país está podre. Então como o país vai se desenvolver, se os responsáveis por buscar meios para tal desenvolvimento estão cada vez mais se corrompendo por conta de tanta corrupção? Claro que algumas coisas têm sido feitas, mas é preciso mais para que a economia cresça, e as pessoas possam ter mais oportunidades de emprego, que para isso é preciso investir mais em cursos profissionalizantes, e assim conseqüentemente, a distribuição de renda poderá ser mais igualitária.

Anônimo disse...

Concordo com a idéia de investir mais no ensino médio, porém existe formas atuais de ensinar as crianças desde cedo a entender a situação econômica a partir de conceitos básicos. Vários projetos podem ser desenvolvidos em busca de uma maior conscientização da população (principalmente sos jovens e crianças)para melhorar a conscientização futura...

Anônimo disse...

Contrariando um pouco Rozangela, não podemos generalizar os problemas do nosso pais, colocando a culpa nos politicos... A corrupção não pode ser considerado um problema econômico! Nem sempre o problemas são os políticos, e por muitas vezes a propria massa.

O texto está ótimo, só faltou um pouco de social nele, onde um dos principais objetivos do desenvolvimento é resolver os problemas sociais de um determinado país.

O atual governo tem se destacado em termos sociais, varios projetos sociais com o objetivo de diminuir as desigualdades sociais, Investindo em educação, FUNDEB, PROUNI, construção de novas universidades e campos, e congelando com as estatizações, porém em sua política econômica, continua dando apoio aos banqueiros, e pagando juros, seguindo os mesmos camminhos dos governantes anteriores.

Precisamos parar com essa política econômica, com essa política conservadora, parar de pagar juros e investir em educação, pois assim podemos nos desenvolver.

O dinheiro do Brasil é dos brasileiros.

Anônimo disse...

Boa iniciativa Willamy, parabéns!!!

Anônimo disse...

Parabens

Santa Cruz tem ganhado cada vez mais talentos...
Continue assim, espero ver mais artigos.

Anônimo disse...

PESTE!!!!!!!!
MAS TU ESTÁ QUERENDO APARECER DE TODO JEITO KKKKKKKKKKKKKKKKK

Anônimo disse...

O Brasil precisa mesmo da uma guinada parao desenvolvimento. Só que dessa vez no rumo da diminuição da desiqualdade social, processo contrario do q se fez no Brasil no desenvolver a sua historia.
Para esse desenvolvimeto acontecer dessa maneira é preciso destravar entraves que ainda persistem. Após quase cinco anos d governo Lula, o Brasil teve avanços bastante positivos, exemplos são os investimentos nas areas sociais e a Politica Externa, que tem como Bandeiras a Soberania Nacional e a Integração Latino-Americana. Mas é hora do Brasil dar passos mais largos, o PAC (Plano de Aceleração do Crescimento) é um passo importante nesse sentido, mas de nada valera, sem uma mudança imediata na politica economica. Com essa politica de Altos Juros, que só privilegia os banqueiros, e de Superavit Primario Elevado, que impedi maiores investimentos em setores estrategicos, como a Educação, o nosso país não tem como crescer da maneira devida.

Alem disso uma Reforma Politica profunda, que estabeleça unicamente Financiamento Publico nas eleições, desatrelando os politicos eleitos da mão dos empresarios q patrocinam suas campanhas, tambem é necessaria pra diminuir a corrupação, mas isso ja é assunto pra outro artigo...

Parabéns Willamy pela iniciativa do Blog e pelo texto!

Abraços,

Tiago Oliveira

vip.net disse...

Parabéns pela iniciativa meu amor.
O Brasil só vai pra frente quando pessoas tomarem iniciativa. Um grande edifico só é bem construido quando tem uma base forte,e é essa base que hj nós jovens podemos construir para o Brasil. Continue assim, vc esta no rumo certo...

Bjux

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.